sexta-feira, 10 de julho de 2009

CIBER-OPORTUNIDADES "VERSUS" CIBER-PERIGOS

A WWW constitui uma inegável fonte de oportunidades aos mais diversos níveis. Exemplificando: a nível económico, oportunidade de negócios/novos mercados; a nível social, igualdade de oportunidades de acesso a informação até então limitada a grupos privilegiados; A nível político, oportunidades de opinar e intervir; A nível cultural, oportunidade de aceder e visitar vários museus, ainda que de forma virtual; A nível tecnológico, aceder a informação e ferramentas digitais.
Porém, constitui também uma fonte de oportunidades para o ciber-bullying, a ciber-fraude, o ciber-plágio, a ciber-pedofilia, (etc) e a ciberomania.
Desta forma, a WWW traduz-se numa dualidade de oportunidades, negativas e positivas. Oportunidade para aprender, conhecer, fazer, partilhar, socializar, visitar, solidarizar, ajudar, participar, informar, expressar, intervir, denunciar, visitar, casar, namorar, ganhar, jogar, cumprir, divertir, contribuir, construir, mas também injuriar, desintegrar, isolar, caluniar, insultar, desonrar, plagiar, desviar, roubar, desinformar, violar, enganar, destruir, deprimir, mentir, agredir, e, até……..matar. Mas, como diz o ditado popular "para grandes males, grandes remédios", neste caso, o grande "remédio" passa
por informar, sensibilizar, esclarecer, alertar, discernir, responsabilizar, (etc), ou seja, ....educar.

Sem comentários:

Enviar um comentário