domingo, 17 de maio de 2009

EDUCAR, BLOGANDO

O Weblog, termo utilizado pela primeira vez em 1997 por Jorn Barger, é uma página na Web que se pressupõe ser assiduamente/regularmente actualizada através dos designados “posts”, apresentados de forma cronológica e que podem assumir a forma de texto e/ou imagens. Podem ainda conter links para sites de interesse particular sobre determinada temática, bem como algumas reflexões do seu autor. Esta plataforma digital surge com as mais variadas finalidades, designadamente a lúdica, informativa, política, desportiva, religiosa, entre outras. No que concerne à sua funcionalidade pedagógica, e enquanto recurso pedagógico, estes podem funcionar como: - Espaço de acesso a informação especializada; - Espaço de disponibilização de informação por parte do professor. Enquanto estratégia pedagógica podem funcionar como: - Portfólio digital; -Espaço de intercâmbio e colaboração; - Espaço de debate; - Espaço de integração. A título de curiosidade e, relativamente à utilização dos Blogs no âmbito educacional, tudo parece indicar que a sua primeira experiência, em Portugal, terá ocorrido na Universidade do Minho, mais concretamente no Mestrado em Informação e Jornalismo. Bibliografia: GOMES, Maria João (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Braga: Universidade do Minho – Centro de Investigação em Educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário