sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

http://www.ionline.pt/portugal/portugueses-sao-os-dedicam-mais-tempo-brincar-os-filhos

Portugueses são os que dedicam mais tempo a brincar com os filhos
Por Agência Lusa, publicado em 6 Dez 2011 - 15:01 Actualizado há 7 semanas 2 dias

Dora Nogueira
Um estudo realizado em seis países revela que os portugueses são os que dedicam mais tempo a brincar com os filhos, com 67 por cento a considerar que este é o ato mais importante para o desenvolvimento das crianças.
Realizado por uma empresa espanhola especializada em brinquedos e na infância, o estudo analisou os brinquedos e os hábitos de brincadeira em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, México e Hong Kong, tendo inquirido 1.800 famílias.
Os pais portugueses são os que passam mais tempo a brincar com os filhos, com 34% a despender mais de uma hora por dia, contra 26% dos espanhóis e 22% dos alemães.
A maioria dos pais europeus dedica entre 30 e 60 minutos diários a brincar com os filhos (60% dos pais alemães, 30% dos espanhóis e italianos e 28% dos portugueses).
A maioria dos portugueses (67%) considera que brincar é o fator mais importante para o desenvolvimento dos filhos em qualquer idade, enquanto em Espanha esta percentagem situa-se nos 46%.
Na Alemanha, 48% dos entrevistados acreditam que é na faixa etária dos quatro aos oito anos que a brincadeira é mais importante.
Um dos aspetos onde se notam maiores diferenças entre países é nos benefícios associados aos brinquedos: a maioria dos pais em Espanha, Itália e Portugal, considera que o desenvolvimento psicomotor é o mais importante, enquanto as famílias alemãs (44%) e de Hong Kong (60%) destacam o desenvolvimento da imaginação como o benefício mais positivo do brinquedo.
Em todos os países, as crianças preferem mais brincar acompanhadas do que sozinhas, com apenas um por cento das crianças mexicanas, 2% das espanholas, 3% das portuguesas e de Hong Kong, 4% das crianças alemãs e 5% das italianas a preferirem brincar sozinhas.
Em Portugal, e ao contrário do que acontece noutros países europeus, onde a preferência é brincar com amigos, as crianças preferem brincar com os irmãos (35%).
Relativamente ao orçamento que pretendem gastar neste Natal em brinquedos, o estudo revela que se situa, a nível europeu, entre os 50 e os 100 euros por criança, faixa na qual se situam 51% dos pais espanhóis, 54% dos italianos, 60% dos alemães e 41% dos portugueses.
Quatro por cento dos pais portugueses inquiridos pretendem gastar mais de 200 euros por criança, uma percentagem perto dos níveis europeus, 5% em Itália e 3% na Alemanha.
Quando se trata de escolher um brinquedo para os filhos, a maioria dos pais (78%) de todos os países valorizam a segurança e a qualidade, muito à frente do preço, que é o aspeto principal para 10% dos portugueses e dos alemães e para 6% dos espanhóis.
A maioria dos entrevistados prefere o atendimento personalizado, a variedade e os serviços dos estabelecimentos especializados para comprar brinquedos no Natal.
Na generalidade dos países, a Internet continua a ser pouco utilizada para comprar brinquedos (uma média de 2% em Portugal, Itália e Espanha), embora na Alemanha e em Hong Kong 10% dos pais optem pela compra online.

Sem comentários:

Enviar um comentário